Saltar para conteúdo Mapa do site
Este site usa Cookies para melhorar a sua experiência. Leia a nossa política de cookies. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização O seu navegador web está desatualizado. Atualize-o para melhorar a sua experiência. Este site funciona melhor com JavaScript ativado.

Henrik Ibsen é um dos autores mais importantes dos séculos XIX-XX, ao mesmo tempo que tem o nome inscrito na história do teatro pela dimensão da sua obra e pelo seu papel na fundação da dramaturgia moderna.

Nascido na Noruega em 1828 na cidade de Skien, Ibsen contribuiu sobremaneira para a modernização da dramaturgia, não só pelo caráter inovador dos seus trabalhos, mas sobretudo pela forma como abordou a família e a sociedade, levando para o teatro a ruína do casamento, a ascensão do poder da mulher, os problemas que corroíam as famílias, a crítica à moral da sua época e à ideia de propriedade privada, abordagens que causaram um escândalo ruidoso, uma vez que a sociedade norueguesa estava assentes nos pilares que Henrik Ibsen criticou.

A primeira infância de Ibsen foi marcada pelo conforto e pela abundância, pois o seu pai era um comerciante bem-sucedido, porém, quando tinha sete anos, a sorte do pai mudou de curso e a família foi obrigada a vender o negócio e o prédio onde vivia para se mudar para uma casa menor numa pequena cidade. Estes problemas económicos viriam a estar presentes nas suas obras, além de ter-se inspirado nos pais para escrever algumas das personagens mais marcantes das suas peças.

A importância de Ibsen reflete-se igualmente na forma como se tornou numa influência para dramaturgos posteriores, como são os casos de Eugene O’Neill, James Joyce ou Oscar Wilde.

Henrik Ibsen morreu a 23 de maio de 1906 na cidade de Kristiansand.

Poderá encontrar obras de Ibsen aqui.

460 anos de William Shakespeare
460 anos de William Shakespeare ...
August Strindberg: dramaturgia moderna II
August Strindberg: dramaturgia moderna II ...

Notícias

Molière

O coroado da Comèdie Française ...

Saiba mais

Duas novidades chegam às livrarias

Crítica do teatro, da utopia ao desencanto de Jean-Pierre Sarrazac e Atriz e ator, volume II: Teatralidade e representação vivencial de João Brites e Teatro O Bando   ...

Saiba mais

Meio século de Português, escritor, 45 anos de idade

A penúltima peça de Bernardo Santareno foi escrita há 50 anos ...

Saiba mais