Saltar para conteúdo Mapa do site
Este site usa Cookies para melhorar a sua experiência. Leia a nossa política de cookies. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização O seu navegador web está desatualizado. Atualize-o para melhorar a sua experiência. Este site funciona melhor com JavaScript ativado.

Anton Tchekhov (1860-1904), nascido em Taganrog, no suI da Rússia, é considerado um dos mais importantes autores da dramaturgia moderna. Filho de um pequeno negociante, Tchekhov passou a sua infância sob a sombra do fanatismo religioso do pai, enquanto trabalhava na mercearia do família. Entre 1867 e 1868 frequentou uma escola para rapazes gregos e, mais tarde, ingressou na escola local quando o pai declarou falência e se mudou com a família para Moscovo. Tchekhov, com apenas 16 anos, decidiu ficar na sua terra natal e sustentar-se com o dinheiro ganho em explicações. Após 3 anos foi admitido no Universidade de Medicina de Moscovo, começando a exercer em 1884 como médico de bairro.

Durante este período começa a publicar pequenos textos humorísticos que assina sob vários pseudónimos, com a finalidade de ajudar financeiramente a família. Em l886 já havia ganho fama como escritor. 0s seus textos foram publicados em vários jornais diários de São Petersburgo, ligados a grupos políticos opostos. As primeiras coletâneas de contos, Narrativas Furta-cores e No Crepúsculo, tiveram sucesso imediato junto do público.

Em 1887, ganhou o Prémio Pushkin do Academia Russa. A partir de 1892 dedica-se exclusivamente à escrita. É no finaI da sua curta vida que escreve as peças que o consagram como grande dramaturgo: A Gaivota, Tio Vânia, As Três Irmãs e O CerejaI. O célebre Teatro de Arte de Moscovo, fundado por voIta de 1890 por dois amantes de teatro (um ator amador, Stanislavski, e um homem  de  letras, Nemiróvitch Dántchenko), fica conhecido por integrar as peças de Tchekhov no seu reportório. Em 1897, adoece com tuberculose, acabando por se instalar em YaIta, na Crimeia. Morre em juIho de 1904, em BadenweiIer, na Alemanha, com apenas 44 anos.

O grande contributo de Tchekhov para a dramaturgia moderna foi a sua visão desencantada do mundo, completamente esvaziada de ilusões, ao mesmo tempo, as suas peças são atravessadas por uma psicologia densa, fazendo das personagens figuras complexas na análise às suas decisões. Os textos de Anton Tchekhov assinalam ainda a passagem do mundo rural para o industrial, evidenciando a decadência e o fim de um modo de viver.

Poderá encontrar obras relacionadas com Tchekhov aqui.

August Strindberg: dramaturgia moderna II
August Strindberg: dramaturgia moderna II ...
A farsa de Inês Pereira
A farsa de Inês Pereira, a partir de Gil Vicente ...

Notícias

Molière

O coroado da Comèdie Française ...

Saiba mais

Duas novidades chegam às livrarias

Crítica do teatro, da utopia ao desencanto de Jean-Pierre Sarrazac e Atriz e ator, volume II: Teatralidade e representação vivencial de João Brites e Teatro O Bando   ...

Saiba mais

Meio século de Português, escritor, 45 anos de idade

A penúltima peça de Bernardo Santareno foi escrita há 50 anos ...

Saiba mais