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A acção e o poder no drama contemporâneo

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Nas últimas décadas assistiu-se a uma emancipação da cena em relação ao texto dramático, no sentido em que o teatro e as artes performativas deixaram de depender de um texto pré-existente e descobriram múltiplas fontes de criação e apresentação, que já não dependem da literatura e da construção textual, e geram obras performativas de uma enorme diversidade. Este livro apresenta um novo modelo de análise e construção dramatúrgica, assente no elemento fundamental de todas as artes performativas e narrativas: a acção. Partindo de uma investigação profunda a teorias filosóficas da ação, do discurso e do teatro, de autoria de Michel Foucault, Paul Ricoeur, Gilles Deleuze, Raymond Williams, Kenneth Burke e Alice Rayner, entre outros, é proposta um método de análise da dramaturgia de um espectáculo ou obra dramática com base na estrutura das acções e na relação que estas estabelecem entre si, com o discurso e com o respectivo contexto. Este método não só constitui uma excelente ferramenta de reflexão para criadores cénicos, como é ilustrado por exemplos de aplicação prática de análise a obras performativas de autores emblemáticos portugueses e brasileiros das últimas duas décadas, que permitem compreender a sua aplicação prática, bem como identificar algumas das características culturais e estéticas mais vincadas do teatro contemporâneo. (228 páginas)

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