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Má sorte que ela fosse puta

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O dramaturgo John Ford socorreu-se da autoria partilhada. Em 1624 associou-se a Thomas Dekker e William Rowley para escrever The Witch of Edmonton; nesse mesmo ano, e só com Thomas Dekker, também escreveu The Sun’s Darling; e entre as suas seis peças perdidas houve mais duas partilhadas com Dekker, e uma com William Rowley e John Webster. Má Sorte que Ela Fosse Puta e The Lover’s Melancholy, ambas de 1626, parecem ter sido as suas primeiras peças de autoria solitária; a revelarem-no com uma diferença violadora das regras estabelecidas por Shakespeare e os seus contemporâneos; a despojar, a evitar metáforas e a dar preferência à fala directa; a substituir a serenidade isabelina pelas agressividades da sátira e do cinismo. John Ford não deu à sua posteridade esse prazer da citação, essa colecção de frases e expressões que as peças de Shakespeare emprestam com abundância às exibições da cultura; sonhou e escreveu textos para um teatro que saltou sobre as formas que cumpriam a tradição, com personagens que evitavam a ênfase e a requintada elaboração metafórica para reproduzir o reconhecível discurso dos homens do seu tempo. Má Sorte… tem no seu centro Annabella, que Antonin Artaud considerou «a imagem do perigo absoluto». As peças de John Ford foram olhadas no seu tempo como objectos estranhos ao tom teatral reconhecido e acarinhado pelo público. Chocavam- no as heroínas que reivindicavam com insolência a sua liberdade social e sexual (mais tarde valorizada pelos movimentos feministas); chocavam-no as suas paixões requintadamente mórbidas (as que vieram a fazê-lo muito apreciado pelos decadentistas do século XIX); Algernon Charles Swinburne louvou-lhe «a harmónica pureza da língua»; Samuel Taylor Coleridge a sua linguagem «clara como as estrelas de uma noite gelada». Ford foi um amoralista pagão, penalizado perante o seu público por fazer subir aos palcos uma linguagem despida da ênfase metafórica tão querida dos isabelinos. Má sorte que ele fosse… tão moderno. Anibal Fernandes (143 páginas)

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