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Crítica do teatro: da utopia ao desencanto

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Contribuição maior para o debate atual sobre a função do teatro, a sua dimensão cívica, o seu poder e a sua “necessidade”, Crítica do Teatro, da utopia ao desencanto de Jean-Pierre Sarrazac propõe aquilo a que poderíamos chamar “uma arqueologia da ideia de um teatro crítico”. Confrontando o “desencanto atual” frequentemente evocado no meio teatral com o carácter utópico do conceito de “teatro público” que emergiu no pós-guerra, Sarrazac circunscreve a ideia de um “teatro crítico”, procurando responder a algumas questões prementes: A prática de um teatro crítico poderá, hoje, conservar o seu valor transitivo de transformação ou, pelo contrário, estaremos na presença de uma ideia obsoleta e sem expressão nos palcos contemporâneos? De Brecht a Heiner Müller, de Vilar a Vitez, de Barthes a Dort, passando por Althusser ou Badiou, o autor traz para a reflexão contemporânea alguns dos fundamentos - mas também algumas das contradições - essenciais daquilo a que talvez pudéssemos chamar um novo teatro crítico - ou seja, um teatro que se reinventa no permanente jogo dos possíveis. (162 páginas)

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